Whiskey Sour: O clássico coquetel que conquista os paladares mais exigentes.
O Whiskey Sour tem suas origens no século XIX, com a primeira menção formal aparecendo em 1862 no livro “The Bartender’s Guide“, de Jerry Thomas, o lendário bartender. Contudo, muito antes disso, a prática de misturar bebidas alcoólicas com suco de limão já era comum entre marinheiros. Esses bravos navegadores usavam limão para combater o escorbuto durante longas viagens, e o álcool, geralmente whiskey ou rum, ajudava a preservar a água potável e levantar os ânimos nos mares tempestuosos.
Ao chegar nos bares americanos, o Whiskey Sour rapidamente se tornou um clássico. Embora tenha evoluído ao longo do tempo, o equilíbrio perfeito entre ácido e doce permaneceu, consolidando seu lugar entre os grandes coquetéis do mundo. Variantes como o New York Sour — com um leve toque de vinho tinto no topo — e o Boston Sour, que adiciona clara de ovo para uma textura cremosa, oferecem opções criativas para quem quer explorar.
Marinheiros britânicos e americanos levavam laranjas e limões para se protegerem do escorbuto, misturando com o que estivesse disponível — e whiskey era uma escolha óbvia. A combinação logo ganhou terreno em terra firme, e desde então, o Whiskey Sour se mantém como um favorito nas tavernas e bares.
Para complementar seu Whiskey Sour, experimente com petiscos salgados, como amendoins, dadinhos de tapioca ou queijos curados. Essa combinação faz o ácido do limão brilhar e equilibra os sabores do whiskey.
Referências
- Whisky Sour: A Brief History of The Classic Cocktail – In The Bar
Disponível em: in.thebar.com( The Bar India)- Unraveling the Whiskey Sour Cocktail: Ingredients, History, and Craftsmanship – Wine Mixture
Disponível em: WineMixture.com(winemixture)- The Whiskey Sour: History of a Classic Cocktail – Eight Oaks Distillery
Disponível em: eightoaksdistillery.com(Eight Oaks)- Winter Classics: The History of the Whiskey Sour – Yesterday’s America
Disponível em: yesterdaysamerica.com(Yesterday’s America)
Bebidas, demônios e rituais: da cachaça na encruzilhada ao vinho de Crowley, descubra como o…
Trinidad Sour: o coquetel que transformou Angostura em estrela. Amargo, intenso e ousado — um…
Ressaca como ciência e indulgência: entenda por que juramos “nunca mais” e voltamos a beber.…
Sam Ross reinventou a coquetelaria com o Paper Plane: partes iguais, equilíbrio perfeito e uma…
Rock, rap e copos cheios: descubra os drinks favoritos de ídolos musicais como Lemmy, Snoop…
Drinks caleidoscópicos, glitter no copo e neon no olhar: a mixologia psicodélica é pura viagem…
Este site usa cookies.